Terça, 06 Outubro 2009

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e o Núcleo de Ensino a Distância - NEAD

O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e tem como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo maior é proporcionar a articulação e integração do sistema nacional de educação superior, constituído, assim, por instituições públicas de ensino superior que se comprometeram com o oferecimento de ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. Para tal, o sistema UAB tem como base fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

Apesar de visar ao aprimoramento da Educação a Distância e priorizar a capacitação de professores da Educação Básica com a oferta de cursos de licenciatura e de formação continuada, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) também disponibiliza vários outros cursos superiores nas mais diversas áreas do saber.

No ano de 2008, foi criado o Núcleo de Educação a Distância da UFSJ – NEAD – institucionalizando e materializando um processo que se iniciou com a adesão ao Consórcio Pró-Formar, em 2004 (junto às Universidades Federal de Lavras, Federal de Mato Grosso, Federal de Ouro Preto, do Estado de Mato Grosso, Federal de Mato Grosso do Sul e Federal do Espírito Santo) e culminou com o credenciamento da UFSJ na Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Objetivos

- Implantação de uma cultura de Educação a Distância na UFSJ e na comunidade, projetando, implementando e gerenciando os recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem não presencial;

- Capacitação de docentes e técnicos- administrativos da UFSJ para atuação em EAD;

- Oferecimento de cursos de extensão e outras atividades formativas de graduação e pós- graduação lato sensu e strito sensu utilizando metodologia da EAD, para atendimento à linha de educação continuada.

- Desenvolvimento de propostas pedagógicas, no âmbito de programas experimentais, que venham atender zonas urbanas e rurais.

- Realização de pesquisas dirigidas à utilização de novas tecnologias para o processo de educação profissional.

NEAD em números

O NEAD está em funcionamento desde 2006, no 3º andar da Biblioteca do Campus Santo Antônio da UFSJ, possuindo um laboratório de Informática, bem como dependências para funcionamento das Coordenações e Secretarias.

Atualmente o NEAD/UAB oferece cursos de níveis de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, extensão e aperfeiçoamento, descritos a seguir:

- cursos de pós-graduação lato sensu:  Práticas de Letramento e Alfabetização, Mídias na Educação. Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio

- cursos de graduação: Administração Pública, Matemática, e Filosofia

- curso de Mestrado Profissional - PROFMAT: Matemática

- Cursos de extensão e Aperfeiçoamento: Formação de Tutores, Formação de Professores e oficinas.

O número de alunos matriculados nos cursos (graduação e especialização) chega a 1.177 (mil cento e setenta e sete), sendo que estão envolvidos no processo educacional, 36 (trinta e seis) professores (mestres e doutores), 23 (vinte e três) tutores e 22 (vinte e dois) funcionários.

Os cursos são desenvolvidos em 30 Polos de Apoio Presenciais nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, descritos a seguir:

 - Andrelândia – MG

 - Bambuí – MG

 - Barretos – SP

 - Barroso – MG

 - Boa Esperança – MG

 - Botucatu - SP

 - Carandaí - MG

 - Confins - MG

 - Conselheiro Lafaiete - MG

- Franca – SP

 - Francisco Sá – MG

 - Itamarandiba – MG

 - Itamonte – MG

 - Jaboticatubas – MG

 - Juiz de Fora - MG

 - Lagoa Santa - MG

 - Matão – SP

 - Nova Serrana -MG

 - Patos de Minas – MG

 - Sabará – MG

 - São João da Boa Vista – SP

 - São João da Ponte – MG

 -  São João del-Rei - MG

 - São Sebastião do Paraíso - MG

 - Serrana - SP