Webinário - A Inteligência Artificial e o Espelho da História: Uma Sinfonia


Na noite do dia dois de julho de 2025, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realizou um webinário com o tema “A Inteligência Artificial e o Espelho da História: Uma Sinfonia”. O evento, transmitido ao vivo, reuniu mais de 150 participantes e até o momento já soma mais de 650 acessos,e trouxe uma reflexão crítica sobre o papel da inteligência artificial no mundo contemporâneo, a partir de um olhar histórico, ético e interdisciplinar.

A palestra principal foi conduzida pelo professor André Bertassi, doutor em Administração e professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ, com mediação do jornalista e educador Anderson Junque, apresentador do programa Diálogos, da TV Todo Dia.

O encontro também contou com as palavras do professor Pablo Luiz Martins, coordenador-geral do NEAD/UFSJ. Em sua fala, o professor ressaltou a importância de levar a universidade para além dos seus muros e reafirmou o compromisso da UFSJ em promover a capacitação, a interação, a troca e em criar multiplicadores de informação.

Bertassi propôs uma metáfora para elucidar a era da tecnologia em que vivemos: a da Inteligência Artificial. A metáfora da sinfonia coloca a IA como parte de uma sinfonia em andamento. Para o palestrante, a fase atual é descrita pelo conceito de “sincronogênese”, uma combinação entre os termos “Syn” (junto), “Chronos” (tempo) e “Génesis” (origem). A definição do conceito seria, de maneira geral, “um nascimento que acontece em sincronia entre a evolução tecnológica e a nossa própria evolução humana”.

“Apresento aqui para vocês o termo que foi levantado pela primeira vez no programa Diálogos, junto com o Junque, que seria ‘sincronogênese’, que é justamente o que nós estamos vivenciando hoje. É tudo ao mesmo tempo, o tempo desde o início e começando sempre no dia em que nós estamos. Então, é um movimento dinâmico que, obviamente, não vai ter fim. Nesse momento, ele tende exponencialmente a crescer”, afirmou o palestrante.

A inteligência artificial na educação foi um dos pontos centrais do debate. Bertassi ressaltou os desafios e oportunidades do ensino mediado por IA. Segundo o palestrante, a IA não tem o poder de construir o conhecimento; essa função cabe ao professor. Portanto, não se deve temer a inteligência artificial, mas olhá-la como suporte, e não como substituição. O professor também destacou esse momento da história como um reordenamento profundo, em tempo real, em todas as esferas da vida.

Anderson Junque também contribuiu para o debate da educação e destacou a importância da ampliação da discussão sobre inteligência artificial para fora das paredes da universidade.

Para além da educação, a conversa também abordou a história da inteligência artificial, os impactos que ela já vem causando no mercado de trabalho, as diferenças de aprendizado entre máquinas e seres humanos, e os cuidados necessários para que essas tecnologias não reforcem injustiças e desigualdades.

O evento foi encerrado com uma convocação à reflexão ética e política sobre o uso das tecnologias. O professor Bertassi defendeu que a IA deve estar a serviço do bem comum e que as universidades têm um papel estratégico na formação de profissionais capazes de atuar com responsabilidade em um cenário cada vez mais automatizado.

Texto por: Gabriela de La Sávia

A gravação do webinário está disponível no canal oficial do NEAD/UFSJ.

Algumas fontes citadas ou utilizadas na palestra:

BRUNO, Fernanda; PEREIRA, Paula Cardoso; FALTAY, Paulo. Inteligência artificial e saúde: ressituar o problema. RECIIS, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 235–242, 2023. DOI: 10.29397/reciis.v17i2.3842. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3842. 

Ética e governança da inteligência artificial para a saúde, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021. disponível em:  https://www.who.int/publications/i/item/9789240029200

 

 

 

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