Aula Inaugural marca início do Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância com primeira turma voltada para alunos surdos
O Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ), prof. Dr. Pablo Luiz Martins, participou, nesta semana, da Aula Inaugural do Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância, celebrando um marco de inovação e inclusão no cenário acadêmico da instituição. Pela primeira vez, o curso conta com uma turma composta exclusivamente por alunos surdos, que irão atuar futuramente no curso Ensino Bilíngue para Surdos: Estratégias e Práticas no Ensino Fundamental, promovido pelo Projeto de Educação Bilíngue de Surdos (PEBIS) da UFSJ.
Coordenado pela professora Rosely Lucas, o curso representa uma iniciativa pioneira no fortalecimento da educação bilíngue, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como instrumentos complementares no processo de ensino e aprendizagem. A formação de tutores surdos é um passo fundamental para ampliar a acessibilidade, garantir maior representatividade e criar novas oportunidades de atuação acadêmica e profissional.
A oferta do curso na modalidade a distância, em parceria com o NEAD/UFSJ, reforça o compromisso da universidade em democratizar o acesso ao conhecimento e em construir práticas pedagógicas inovadoras. Para o NEAD, este momento simboliza não apenas um avanço institucional, mas também uma conquista histórica para a Educação a Distância, ao abrir caminhos que reconhecem e valorizam a diversidade.
O início desta turma reafirma o papel do NEAD/UFSJ como referência nacional no desenvolvimento de práticas inclusivas e no uso da tecnologia como aliada da educação. Trata-se de um movimento transformador que coloca os alunos surdos como protagonistas em um projeto de grande relevância social e acadêmica.
Com esta iniciativa, o NEAD e o PEBIS reiteram o compromisso da UFSJ com a formação de profissionais capazes de promover uma educação mais justa, acessível e bilíngue, alinhada aos desafios contemporâneos da escola pública brasileira.