Sobre a Revista

 A Revista de Educação a Distância (REaD) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é um periódico aberto, registrado com o ISSN de acesso livre na internet,  a partir de 2019. Acolhe temas relacionados a processos de Educação a Distância,  focalizando a temática Tecnologias, Práticas e Gestão na EaD, com o objetivo de difundir e debater avanços e inovações nessa área.

Eixos temáticos

Políticas e gestão na EaD

Processos formativos na EaD

Inovação tecnológica e educacional

Produção de materiais para EaD

Comunicação na EaD

Modelos de Aprendizagem

Formação de profissionais para atuar na EaD

O público- alvo são especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que um dos autores deverá  ser doutor ou doutorando. As contribuições destinadas à publicação são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e deverão ser encaminhadas mediante submissão eletrônica, pelo endereço: https://www.nead.ufsj.edu.br/revista/index.php/home/about/submissions

Copyright

A Revista Read solicita que os autores concedam a propriedade dos direitos autorais de seu artigo ou outro material editado, postulado ou publicado por ela em qualquer forma de distribuição, incluindo a publicação por meios eletrônicos e outras formas de tecnologia.

Os trabalhos aceitos para publicação resultam em propriedade da Read. É vedada a utilização dos materiais publicados com finalidade comercial.

Reprodução parcial de outras publicações

Os trabalhos que incluírem partes de textos extraídos de outras publicações devem obedecer aos limites que asseguram a originalidade do artigo. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas, ilustrações e materiais semelhantes. No caso do trabalho citar uma ou mais figuras, tabelas ou ilustrações, deve vir acompanhado da autorização escrita do autor e editor. Direitos de copyright não serão transferidos.

Trabalhos publicados em periódicos estrangeiros podem ser enviados, visando à publicação, desde que acompanhados de autorização escrita e assinada pelo editor do periódico no qual o trabalho foi publicado, escaneada e enviada por meio eletrônico ao e-mail da Revista.

Periodicidade

A Revista de Educação a Distância (Re@d) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ é um periódico aberto, registrado com o ISSN, de acesso livre na internet.

Política de Acesso Livre

Re@d é uma publicação eletrônica, de acesso aberto na internet, mantida pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais. 

Arquivamento

Esta Revista utiliza sitema de arquivamento seguro e permanente do cache da revista, que permite preservar revistas on-line, arquivando-a.

A Revista de Educação a Distância - Read -aceita contribuições nas seguintes categorias:

1 Artigos: incluem relatos de pesquisa, relatos de experiências profissionais, ensaios teóricos e revisões críticas de literatura. Limitados a 15 páginas, incluindo páginas de rosto, resumos, referências, tabelas e figuras.

2 Traduções: traduções de trabalhos, acompanhadas do consentimento escrito dos autores e editores (se se tratar de trabalho já publicado). Limitadas a 20 páginas.

3 Resenhas: revisão crítica de trabalhos recentemente publicados. Limitadas a 3 páginas.

4 Notícias: notícias sobre fatos e eventos relacionados à EaD. Limitadas a 1 (uma) página.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

2 Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

3  Os originais deverão ser apresentados em espaço duplo, em fonte Times New Roman, corpo 12, nos limites de páginas.

Submissões On-line

Já possui um login/senha de acesso à revista de Educação a Distâncias?

Acesse o link.

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

Política Editorial

A Revista de Educação a Distância do Núcleo de Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é um periódico aberto, registrado com o ISSN, de acesso livre na internet, a partir de 2019. Acolhe temas relacionados à Educação a Distância, abrangendo as temáticas Tecnologias, formação, Práticas e Gestão na EaD, com o objetivo de difundir e debater avanços e inovações nessas áreas. Destina-se a especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

As contribuições destinadas à publicação são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e deverão ser encaminhadas mediante submissão eletrônica, para o endereço: https://www.nead.ufsj.edu.br/revista/index.php/home/information/authors

Política editorial: Avaliação

Os textos serão encaminhados para avaliação, sem identificação de autoria, e serão apreciados por pelo menos dois consultores externos ad hoc, escolhidos pela Comissão Editorial, que determiná, de forma anônima, em esquema de blind review: a) Se o artigo será publicado sem alterações; b) Se o artigo será publicado após modificações; c) Se o artigo será recusado; d) Em caso de controvérsia, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista.

Os autores poderão acompanhar o processo editorial, via internet, mediante acesso ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas .

A decisão final sobre a publicação de um artigo cabe ao Conselho Editorial que apreciará a versão reformulada, podendo solicitar outras modificações.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo total e revisão técnica de seus artigos, embora o Conselho Editorial possa efetuar pequenas alterações no texto para adequá-lo às normas técnicas de publicação ou corrigir eventuais erros gramaticais.

Na publicação do último número de cada ano, serão publicados os nomes dos pareceristas que realizaram a seleção dos artigos daquele ano, sem especificar quais artigos analisaram.

Diretrizes para Trabalhos 

Serão aceitos trabalhos em português, desde que adequadamente revisados.

Formatação

O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc, .docx, OpenOffice ou RTF; não serão aceitos arquivos em .pdf), segundo formatação exigida pelas normas da ABNT::

  • Fonte:  Arial- tamanho 12 – cor: preta. 
  • Nas citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
  • Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas, pela nova norma NBR 6023 (2018) esta orientação se aplica às expressões latinas apud e et al.
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
  • Parágrafos modernos (espaço entre parágrafos sem recuo na primeira linha)
  •  Espaçamento: 1,5 entre linhas;
  • As notas de rodapé devem estar em Arial, fonte 10, entrelinha simples e adicionadas, somente se imprescindíveis.
  • As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplicado.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

2 Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2 MB).

3  Os originais deverão ser apresentados em espaço 1,5, em fonte  Arial, corpo 12, nos limites de páginas para cada categoria.

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o trabalho submetido à Revista de Educação a Distância, (Read) mantido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.

Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.

Cedo os direitos autorais à Revista de Educação a Distância, (Read) e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.

No caso do artigo ser aprovado, autorizo essa Revista a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.

Concordo e aceito os termos desta declaração.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados para avaliação, sem identificação de autoria, serão apreciados por pelo menos dois Consultores Externos ad hoc, escolhidos pela Comissão Editorial, que determinarão de forma anônima, em esquema de blind review: a) Se o artigo será publicado sem alterações; b) Se o artigo será publicado após modificações; c) Se o artigo será recusado; d)Em caso de controvérsia será encaminhado a um terceiro parecerista.

Os critérios utilizados para avaliação são:

  • Tema (atual e relevante)
  • Objetivos (claros e bem definidos)
  • Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  • Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  • Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  • Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  • Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  • Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  • Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

Os autores poderão acompanhar o processo editorial, via internet, mediante acesso ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas.

A decisão final sobre a publicação de um artigo cabe ao Conselho Editorial que apreciará a versão reformulada, podendo solicitar outras modificações.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo total e revisão técnica de seus artigos, embora o Conselho Editorial possa efetuar pequenas alterações no texto para adequá-lo às normas técnicas de publicação ou corrigir eventuais erros gramaticais.

Após a publicação do último número de cada ano, são publicados, no endereço eletrônico da revista, os nomes dos pareceres.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista de Educação a Distância (Re@d) convida pareceristas para contribuir com o periódico. A chamada tem o objetivo de ampliar o banco de profissionais já existente, dentro do universo de nossos trabalhos.

O perfil de Parecerista acolhe os seguintes requisitos:

• Escolaridade mínima: doutorado completo;

• Disponibilidade para a realização pontual de pareceres, em sistema blind review (revisão às cegas).

Pedimos que envie um e-mail para read@ufsj.edu.br com o assunto: Cadastro de Parecerista, contendo os seguintes dados:

• Nome completo

• Afiliação Institucional

• Área de conhecimento e instituição em que cumpriu o Doutorado

• Áreas de interesse para avaliação

• E-mail para contato com a Revista

A confirmação da aprovação e inclusão no banco de pareceristas será realizada por e-mail, em até 30 dias da submissão.

Endereço da Revista

Nead - Núcleo de Educação a Distância

Praça Frei Orlando, 170 - Centro

36307-352  - São João del-Rei – MG

E-mail: read@nead.ufsj.edu.br

Telefones: (32) 3379-5833 / (32) 3379-5831

Contato Principal

Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil Praça Frei Orlando, 170 – Centro. 36307-352 São João del-Rei – MG

Telefones: (32) 3379-5833 / (32) 3379-5831