APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IMPORTÂNCIA, ORIGENS E CARACTERIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Administração, Educação a Distância, Gestão da Educação a Distância

Resumo

Este artigo analisa a prática da gestão educacional no contexto da educação a distância (EaD), buscando melhor compreensão das suas particularidades e origens. Com base em experiências de gestão em EaD, o texto representa um exercício de reflexão para compreender as dificuldades e estratégias de um gestor educacional no âmbito dessa modalidade. Partindo das noções de planejamento, organização, direção e controle da gestão empresarial, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação a distância. Como resultado, a análise traz uma breve caracterização das instâncias mantenedoras de EaD, busca contribuições da gestão empresarial para a gestão em EaD, levanta algumas especificidades dos sistemas de gestão no contexto educacional, busca orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão para sistemas de EaD e destaca alguns desafios e dificuldades enfrentadas pelos gestores de EaD em seu cotidiano de trabalho.

Biografia do Autor

Daniel Mill, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Prof. Dr. Daniel Mill
Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Educação Grupo Horizonte | Curso EduTec | CV Lattes | ORCID | ResearcherID | Google Acadêmico | ResearchGate |   

Downloads

Publicado

2019-11-06