Visita técnica traz discussão sobre as novas tendências metodológicas de ensino ao NEAD/UFSJ

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei recebeu nesta segunda-feira (18) a visita técnica do secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Educacional (SDE), professor Prof. Dr. Cláudio das Neves Franco de Sá e do técnico em assuntos educacionais da SDE, Prof. Dr. Douglas Lima Kistmann, ambos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), para uma troca de experiências sobre as novas tendências metodológicas de ensino e suas aplicações nas instituições públicas e privadas. O encontro que aconteceu as 14 horas no auditório do NEAD/UFSJ colocou em pauta alguns projetos em andamento na SDE.

São eles:

Projeto MOOC-Escolar

É uma parceria com as instituições Públicas Municipal e Estadual para disponibilizar aos Gestores e Professores da educação básica, conhecimento e capacitação na elaboração e construção de cursos na modalidade MOOC (Massive Open Online Course). Inserção da instituição de ensino no contexto Sócio-educacional contemporâneo, a partir de iniciativas inovadoras sustentadas pelo modelo da Educação 4.0, revelado pelo paradigma que situa a escola no mundo e o mundo na escola.

Ambiente MOOPP (Massive Open Online Personalized Plataform)

Plataforma aberta implantada no AVA Moodle, com características diferenciadas visando o uso personalizado através da disponibilidade do mesmo conteúdo em diversas mídias. Para o desenvolvimento dos MOOC's, são necessários conhecimento básicos para desenvolver conteúdos usando tecnologia em educação. Para tanto, isso pode ser feito através de cursos tradicionais ou MOOC's que ensinam a produzir conteúdo para elaboração de MOOC, ou seja, Meta-MOOC.

Salas Inteligentes

A Sala inteligente é ao mesmo tempo uma sala de aula colaborativa e interativa, espaço laboratorial, sala de informática otimizada por sistemas com a inclusão de quadro e outros recursos digitais disponibilizados em um mesmo ambiente ciberarquitetônico, contemplando convergência de mídia analógico-digital como suporte a processos pedagógicos/andragógicos dedicados à educação formal e corporativa.

WhatsApp Image 2019 02 18 at 15.34.52

WhatsApp Image 2019 02 19 at 13.25.50