Nead/UFSJ realiza aula inaugural das especializações em Computação Aplicada à Educação Básica e Informática para Professores

No último sábado, 6, aconteceu no anfiteatro do campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a aula inaugural dos cursos de Especialização em Computação Aplicada à Educação Básica e Especialização em Informática para Professores. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 alunos e começou com a apresentação do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ, feita pelo prof. Diego Roberto Colombo Dias, em seguida, foi a vez da palestra sobre "Desafios e Oportunidades na Computação aplicada à Educação", com a Profa. Rachel Reis (UFV Campus Rio Paranaíba). Já  o técnico do suporte dos cursos, Gleive Vitor da Silva, explicou a plataforma moodle para os alunos e em seguida, o prof. Matheus Carvalho Viana apresentou o curso de Computação Aplicada à Educação Básica e o prof. Cristiano Grijó Pitangui apresentou o curso de Informática para Professores.

A professora da Apae de Paraisópolis-MG, Maria Elisangela Faria Ribeiro, contou sobre as expectativas para o curso de Computação Aplicada à Educação Básica. “Gostei do curso, me interessei para que eu possa enxergar a oportunidade de melhorar a qualidade de ensino das crianças e apresentar novas maneiras de trabalhar. Espero que enriqueça o meu trabalho e que eu possa estar oportunizando maneiras das crianças terem acesso a tecnologia”.

O professor da educação infantil e do ensino fundamental de Belo horizonte-MG, Eden aparecido fernandes Arcanjo explicou o motivo para a escolha de uma especialização. “Essa especialização oferece uma proposta diferente, é uma matéria que não tem nos anais tão recorrente como temos na pedagogia. Quando temos a oportunidade de discutir sobre informática, sobre a questão da educação voltada para os meios virtuais realmente nos chama a atenção, o que eu sempre espero quando faço uma especialização é que ela venha de fato interferir na minha prática pedagógica”, concluiu.