Livro aborda a pré-história da Estrada Real


Considerada hoje como um dos mais importantes circuitos turísticos do país, a Estrada Real - antiga rota utilizada pelos bandeirantes desde o século XVIII, que ligava as prósperas cidades de Minas Gerais ao litoral fluminense - tem muito mais história do que se imagina. No próximo dia 17 (sexta-feira), acontecerá o lançamento do livro “ A pré-história na Estrada Real”, que busca elucidar a história “antiga” desse lendário caminho muito antes da chegada dos conquistadores.

O livro é escrito por quatro docentes , sendo três da UFSJ – Maria Leônia Chaves de Resende (DECIS), Cristiano Lima Sales (Dauap) , Leonardo Rocha (Degeo)- e uma do IF Sudeste MG, Patrícia Palma Santos, e apresenta os resultados de mais de 10 anos de trabalho de campo desses pesquisadores.

Arte rupestre

Segundo os autores, “A pré-história na Estrada Real” é uma contribuição para entendimento da arte rupestre presente no entorno da famosa rota, mas vai além: mostra que a Estrada Real é, ela mesma, um caminho indígena ancestral, construído e reconstruído ao longo de milhares de anos de ocupação por populações muito antigas. Dessa maneira, ainda de acordo com esses pesquisadores, a história “antiga” da Estrada Real remete à história da ocupação das Américas e, por isso, deve ser entendida também como patrimônio material e imaterial dos povos indígenas.

O lançamento deste livro será no Centro Cultural da UFSJ (Largo do Carmo, 17), às 17h. O evento é aberto a todos os interessados.

Fonte: ASCOM UFSJ