NEAD UFSJ garante nota 4,41 em 5 em processo de recredenciamento

O Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (NEAD UFSJ) está entre as melhores instituições de ensino a distância do país. O recredenciamento foi divulgado pelo MEC depois de uma visita técnica, na semana passada, quando o Núcleo garantiu a nota 4,41 (o conceito máximo é 5).

Constituída por três profissionais designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) através do Ministério da Educação (MEC), a comissão visitou as instalações do Núcleo e da Universidade, entrevistou o público interno e levantou documentos e realizações, entre os dias 05 e 07 de agosto, avaliando as práticas em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Infraestrutura.

A coordenadora geral do NEAD, Elisa Tuler de Albergaria, destaca que o “trabalho sério, permanente, minucioso e em equipe, que vem sendo realizado, foi decisivo para o resultado. Temos, é claro, algumas dificuldades, mas temos superado os desafios com muita dedicação, criatividade e o engajamento de todos. Esse recredenciamento vem apontar que estamos no caminho certo”.

Entenda o processo e a nota

O recredenciamento é um processo pelo qual a instituição certifica as condições necessárias para oferecer os seus cursos de graduação e pós-graduação. A nota – também denominada como Conceito Institucional – varia de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima).

No relatório avaliativo, além de justificativas para cada uma das notas dadas nos tópicos de cada eixo, existem também recomendações e comentários sobre o que foi percebido e observado durante a visita.

Apesar do Conceito Institucional ser único para a instituição, ele é resultado de uma avaliação separada dos indicadores. Confira a seguir:

EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 4,40

EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - 4,43

EIXO 3 - POLÍTICAS ACADÊMICAS - 4,50

EIXO 4 - POLÍTICAS DE GESTÃO - 4,63

EIXO 5 - INFRAESTRUTURA - 4,21

A própria comissão, ao final do relatório, reforça que, de modo geral, “podemos considerar que a IES teve uma excelente aderência em todos os Eixos avaliados”.

A média final foi 4,41. Por apenas nove décimos, o NEAD não recebeu a nota máxima (5), visto que, a partir de 4,5, a instituição conquista o conceito máximo. No arredondamento, o 4,41 se torna nota 4.

O NEAD em números

Credenciado desde 2008 no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o NEAD UFSJ é sediado no terceiro andar do prédio da biblioteca do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei.

O Núcleo oferece, atualmente, quatro cursos de graduação (Administração Pública, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Matemática e Pedagogia) e 12 especializações Lato sensu (Gestão em Saúde, Gestão Pública, Gestão Municipal, Computação Aplicada à Educação Básica, Educação Empreendedora, Engenharia de Segurança no Trabalho, Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Informática para Professores, Mídias na Educação, Práticas de Letramento e Alfabetização e Mundos Nativos: saberes, cultura e história dos povos indígenas). Os mais de 7 mil alunos desses cursos contam com 34 polos de apoio presencial, sendo 25 deles no estado de Minas Gerais e 9 no estado de São Paulo.