NEAD recebe recursos e renova equipamentos para melhoria do ensino

O Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (NEAD) recebeu aporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aquisição de novos equipamentos de ensino. Os recursos, da ordem de R$ 100 mil, se destinam à rubrica de capital e serão utilizados para a compra de equipamentos, a fim de modernizar a infraestrutura do Núcleo. A coordenadora geral do NEAD, Rejane Rocha, ressalta que há 10 anos o NEAD não recebia verba de capital. “Nos últimos anos, assistimos ao desmonte do ensino público e a educação a distância foi muito impactada. Sofremos com a redução de vagas, ausência de editais para novas ofertas de cursos e redução de repasse de recursos para pagamento de pessoal e compra de equipamentos. Felizmente, estamos, com esse novo governo, vendo mudar esse panorama”, considerou.

Além desses, o NEAD/UFSJ recebeu mais R$ 43,5 mil. O dinheiro vai ser designado para a melhoria do atendimento nos pólos presenciais de São João del-Rei, Barroso e Campo Belo. A escolha foi feita com base em critérios definidos pela própria CAPES, uma vez que teriam que ser aqueles geograficamente mais próximos à sede e que não fossem atendidos por nenhuma universidade estadual ou instituto federal. Os equipamentos adquiridos são desktops, notebooks, câmeras e outros materiais necessários para dar suporte aos estudantes. Cada polo, então, receberá R$ 14,5 mil para realizar essas compras, em diálogo com o NEAD, com vistas a atender as necessidades dos alunos.

Mais vagas e novos cursos
A Coordenação do NEAD aguarda, ainda este mês, a abertura de novo edital da CAPES, que vai contemplar o ensino a distância com 290 mil novas vagas. A prioridade é a capacitação e formação de professores. “Quando tivermos os detalhes, vamos fazer reuniões com chefes de departamento e coordenadores para explicar como vai ser o funcionamento”, esclareceu Rejane.