NEAD/UFSJ marca presença na Etapa Livre da Conferência Nacional de Direitos Humanos – Etapa Rondônia/RO
O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ) esteve representado na Etapa Livre da Conferência Nacional de Direitos Humanos – Etapa Rondônia/RO, realizada sob o tema “Rondônia construindo o direito a ter direitos”.
O evento foi promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em rede com outras instituições federais de ensino superior. A iniciativa reuniu pesquisadores, gestores e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos e selecionar os delegados do estado de Rondônia que participarão da Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para dezembro de 2025, em Brasília/DF.
O Coordenador-Geral do NEAD/UFSJ, prof. Dr. Pablo Luiz Martins, participou do encontro como palestrante convidado, conduzindo o eixo temático “Promoção da Igualdade em Gênero e Raça”, em diálogo com docentes, discentes e lideranças sociais da região. Em sua fala, o professor destacou o papel do NEAD/UFSJ como instituição líder do curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Diretoria de Educação a Distância) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
“A participação do NEAD/UFSJ nesse importante espaço de diálogo nacional reforça o compromisso da Universidade com a formação cidadã e com a defesa da igualdade racial e de gênero. Estar presente em uma conferência de tamanha relevância nos permite compartilhar experiências e reafirmar o papel transformador da educação a distância na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.”
— Prof. Dr. Pablo Luiz Martins
A presença do NEAD/UFSJ na conferência evidencia o engajamento do Núcleo com pautas voltadas à diversidade, à equidade e aos direitos humanos, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão e políticas públicas de impacto social.