Nead/UFSJ debate Educação a Distância, Inclusão e Tecnologia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Prof. José Antônio Oliveira de Resende, profa. Marise Santana (UFSJ) e prof. Daniel Mill (UFSCar) debatem “Processo de gestão e avaliação na EAD: dificuldades, desafios e perspectivas”

O evento contou com cerca de 250 participantes, que prestigiaram as palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de comunicação/relatos de experiência, privilegiando pesquisas em torno dos eixos: Alfabetização e Letramento, Educação Empreendedora, Mídias na Educação, Matemática e EAD, Tecnologia e Inclusão.

A comissão organizadora considerou que os principais objetivos do evento foram atingidos, uma vez que as palestras, minicursos/oficinas, mesas e comunicações propiciaram refletir sobre os desafios das Tecnologias de Informação e comunicação, de modo a promover a inclusão de todos e todas na era digital.

De acordo com coordenadora do Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC), Mirtes Zoé da Silva Moura, “o sucesso do seminário se deve à competência da equipe organizadora, que não mediu esforços para garantir o bom êxito do evento. Tivemos participantes da Paraíba, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e várias cidades do Estado de São Paulo, além de muitos munícipios de Minas”.

Merece destaque a cidade de Franca (SP), em que a coordenadora de Polo, Cláudia Bolela, conseguiu transporte para os 17 inscritos, entre tutores e alunos vinculados à EAD. Na avaliação de Cláudia “O evento foi excelente. Ampliou a visão de muitos em relação à EAD, sanando dúvidas existentes, ajudando a aprofundar os conhecimentos já adquiridos a respeito dessa modalidade de educação e na aquisição de novos pensamentos acerca do tema. A viagem foi longa, mas valeu a pena pela qualidade das atividades oferecidas”, destaca a coordenadora do Polo de Franca.

Pelas apresentações e depoimentos no Seminário, ficou evidente que a Educação a Distância e as tecnologias vêm produzindo impacto positivo na atuação e na formação dos profissionais da educação, permitido que o ensino chegue a lugares mais distantes, alcançando pessoas que dificilmente teriam acesso à educação e ao conhecimento na modalidade presencial, ressalta Joana Fhiladelfio, uma das coordenadoras do Seminário.

A coordenadora-geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead), professora Marise Maria Santana da Rocha, destacou a importância da EAD para a formação de recursos humanos para atuar nos atuais e futuros cenários sociais, científicos e tecnológicos, nos quais essa metodologia vem sendo adotada e apoiada por diversas políticas públicas. Em em sua fala na mesa-redonda “PROCESSO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO NA EAD: DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, ela enfatizou que a metodologia e a tecnologia propiciadas pela EAD trouxeram um impacto positivo na política educacional e na prática pedagógica incentivando o uso de ferramentas e métodos da EAD no oferecimento de disciplinas nos cursos de graduação na modalidade presencial.

O olhar sobre a experiência de outras universidades com relação à Educação a Distância foi trazido pelos palestrantes, participantes de mesas-redondas e, principalmente nas comunicações, que abordaram tanto o potencial pedagógico quanto o potencial tecnológico à disposição para a construção de uma educação de qualidade e que atenda aos objetivos de uma universidade que trabalha em uma perspectiva emancipatória e inclusiva, ressalta Marise.

Um dos pontos altos da palestra de abertura “ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM INCLUSÃO E TECNOLOGIA”, proferida pela professora Vani Moreira Kenski (USP) que arrancou aplausos da plateia, foi quando a professora destacou que respeita quem consegue dar uma boa aula sem o uso de tecnologias, desde que essa pessoa também abra mão das outras tecnologias que propiciam comodidade, como carro, celular, banho quente, etc. Pois a maioria que diz ser contra a tecnologia é por pura preguiça e comodismo. “Tais pessoas deveriam mudar de profissão”, ressaltou a professora, “há outras mais rentáveis, pois o Magistério não é lugar para gente preguiçosa e acomodada”, enfatizando a necessidade de formação contínua do profissional da Educação. Daí o grande potencial da Educação a Distância.

A professora Vani foi enfática ao afirmar que “a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. As pessoas precisam atualizar seus conhecimentos e competências periodicamente, para que possam manter qualidade em seu desempenho profissional, mas não se trata apenas do domínio tecnológico, é necessária uma mudança de atitude frente ao novo.”