Reajuste nas bolsas de pesquisa científica

No dia 16 de fevereiro o Governo Federal anunciou o aumento nos valores das bolsas de pós-graduação e iniciação científica. Os reajustes serão os seguintes:

40% de aumento para os alunos do mestrado e doutorado;

25% de aumento para os pós-doutorandos;

75% de aumento para a iniciação científica;

e de 200% de aumento para a iniciação científica júnior.

Além disso, serão reajustadas as taxas de bancada para alunos de cursos de doutorado e pós-doutores e os adicionais de bancada das bolsas de Produtividade do CNPq, ambos em 20%. Outras modalidades também terão reajustes. Os reajustes implicam aporte de R$ 2,38 bilhões em recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O mestrado recebe um aumento de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00. O doutorado vai de R$ 2.200,00 para R$ 3.100,00, chegando a R$ 3.572,80 com a nova taxa de bancada do CNPq. No caso do pós-doutorado, o benefício passa de R$ 4.100,00 para R$ 5.200,00, ficando, pelo CNPq, R$ 5.680 com o reajuste da taxa de bancada.

Por fim, o auxílio para a iniciação científica irá de R$ 400,00 para R$ 700,00. A iniciação científica júnior, para o ensino médio, passa de R$ 100 para R$ 300. O aumento atenderá 87 mil bolsistas da CAPES e 78 mil do CNPq, em todos os estados e no Distrito Federal.

De acordo com uma notícia divulgada em 9 de março, as bolsas de pesquisa e extensão da UFSJ já contam com novos valores. Este aumento passou a valer em fevereiro deste ano. Em abril, os estudantes receberão os benefícios reajustados e também o retroativo, referente ao segundo mês do ano.

Os novos montantes, financiados com recursos da própria Universidade, têm como base os reajustes anunciados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Portaria Capes nº 33, de 16 de fevereiro de 2023.

De acordo com a Reitoria, a UFSJ garantiu o reajuste das bolsas institucionais antes de receber a suplementação orçamentária, solicitada ao Governo Federal, para o pagamento dos novos valores.

O último reajuste nos valores das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado ocorreu em abril de 2013.

Referência: