Oportunidades para cursar doutorado no exterior

A Fundação Carolina, em parceria com a Andifes, lança edital para seleção de candidatos interessados em cursar doutorado pleno na Espanha, com bolsa de estudos no valor de 1.200,00 euros, pelo período de 21 meses. O financiamento das bolsas é dividido entre a Fundação e a UFSJ.

O pré-requisito para pleitear a bolsa é ser servidor efetivo do quadro de pessoal da UFSJ, professor ou técnico administrativo e ter mestrado concluído em qualquer área do conhecimento.

Além destas, há oferta de seis bolsas de estâncias curtas para pós-doutorado em uma das universidades espanholas listadas pela Fundação Carolina, também no valor de 1.200,00 euros, com a mesma divisão de custeio, com duração de um a três meses.

Em ambos os casos, a Fundação Carolina arcará com as despesas de inscrição para o programa escolhido pelo candidato, seguro saúde e viagem, bem como passagem de ida e volta para quem for selecionado.

A pré-seleção será feita por conferência documental pela Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSIN), que posteriormente enviará a documentação para a Fundação Carolina, responsável pela seleção final. O envio da documentação exigida deve ser feito até 31 de março.

Doutorado Pleno
A Capes recebe inscrições, até 30 abril, para o novo edital do Programa Capes Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA. Serão até 10 bolsas de estudos para os Estados Unidos, nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, com duração máxima de seis anos, conforme avaliação anual do bolsista.

Entre os requisitos para a candidatura estão a nacionalidade e residência brasileiras, assim como não possuir título de doutorado e não acumular bolsas ou benefícios de agências públicas federais no período.

Cada bolsista Fulbright será apoiado financeiramente com o valor anual de até US$ 55 mil, oriundos do orçamento da Capes. As atividades têm início previsto agosto e setembro do ano que vem.

Mais informações, acesse o edital e o documento anexo.

Chamada bilateral
Outra oportunidade internacional para projetos em parceria vem da Embaixada Suíça no Brasil, que recebe inscrições, até 28 de junho, de propostas para a Chamada Bilateral 2023 feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com o apoio da ApexBrasil e da Agência Suíça de Inovação (Innosuisse) para projetos conjuntos de inovação.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de soluções prontas para o mercado de produtos, serviços ou métodos baseados em tecnologia, que têm um potencial de mercado significativo no Brasil e na Suíça. A convocação está aberta para todas as disciplinas científicas.

Fonte: UFSJ