Informe sobre o pagamento de bolsas de maio e junho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1.A partir da segunda quinzena de junho, o Sistema de Gestão de Bolsas (SGB), sob responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI/CAPES, apresentou falhas na geração dos arquivos de pagamento que são enviados ao banco. Com isso, cerca de 1.500 bolsistas do lote principal de maio não tiveram pagamentos efetuados no prazo regular (15º. dia útil do mês subsequente à referência do pagamento).

2.A solução do problema acima pela DTI só ocorreu no dia 11/07 retardando a execução dos pagamentos de junho. Assim que comunicada, no mesmo dia, a DED realizou os procedimentos da sua competência para evitar maiores prejuízos aos bolsistas.

3.Dessa forma, todos os pagamentos autorizados pelas IES até o dia 12/07 já foram enviados ao banco e aguardam apenas o prazo de cinco dias úteis para crédito.

4.A equipe técnica DED/CAPES não poupa esforços para prevenir problemas e, conforme divulgado no ATUAB no dia 05/07, alteramos o cronograma de abertura de lotes a fim de disponibilizar mais tempo para os procedimentos internos e, também, prevenir obstáculos dessa natureza sem causar prejuízos aos bolsistas.

5.Solicitamos o apoio dos Coordenadores do Sistema UAB para transmitir aos bolsistas de sua IES o esforço da DED no fomento do Sistema UAB, que envolve hoje cerca de 25 mil pagamentos mensais. Esse volume, em apenas quatro anos, junto com outros programas da Educação Básica, ultrapassa mais da metade das bolsas da CAPES.

Por oportuno, convidamos todos os colaboradores da UAB a buscar uma compreensão melhor das dificuldades que enfrentamos, com destaque para a Tutoria - talvez a questão mais complexa, inerentes a um Sistema de crescimento exponencial e que já abrange 220 mil alunos. A DED enfatiza que, para a consolidação do Sistema UAB e da educação a distância no Brasil, todas as críticas, sugestões e propostas são sempre bem recebidas, mas é essencial preservar a imagem da CAPES, agência que completou 60 anos e conta com reconhecimento nacional e internacional.

Atenciosamente,
João Carlos Teatini
Diretor de Educação a Distância – DED/CAPES