Professores do NEAD participam de encontro em Brasília

O diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, destacou o alcance de números extremamente representativos para o sistema que totalizou em outubro deste ano mais de 260.000 matrículas ativas em 103 instituições públicas de ensino superior (Ipes), sendo 56 universidades federais, 30 estaduais e 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A presidente do Fórum de Coordenadores UAB, Denise de Paula Martins de Abreu Lima,destacou a relevância do encontro, que serve como um meio de troca entre os coordenadores e a Diretoria de Educação a Distância (DED), lembrando que este é um processo contínuo, que ainda não alcançou seu resultado final.

Quanto à qualidade da iniciativa, observou: “qualidade é assim: vamos aprendendo com os erros para que esse sistema se transforme cada vez mais em algo que nos dê orgulho, mais ainda do que já nos orgulhamos."

Durante os dois dias do Fórum, foram discutidos temas como "Reconhecimento de Cursos Superiores de Graduação", "Educação a Distância: oferta, características e tendências dos cursos de licenciatura em Pedagogia", "Evasão em Cursos a Distância" e "Institucionalização da Educação a Distância nas IPES".

Também foram apresentados no encontro o Relatório de Gestão 2012, o documento com o descritivo dos parâmetros de fomento do Sistema UAB e o Guia de Orientação aos Coordenadores UAB.